Reabilitação Perineal Ativa & Série é um conceito desenvolvido pela fisioterapeuta Laira Ramos com o objetivo de fornecer produtos, formação, desenvolvimento de novos dispositivos e software para ajudar os profissionais que trabalham com a UROGINECOLOGIA, nomeadamente os fisioterapeutas.
Tudo começou em 2011 com o protocolo Reabilitação Perineal Ativa, ao longo desses anos a Fisioterapeuta Laira Ramos desenvolveu a sua própria metodologia para a reabilitação dos músculos do PERÍNEO, oferecendo o melhor é mais moderno tratamento que os pacientes podem ter acesso.
Aqui ela partilha toda a sua experiência e paixão para que outros fisioterapeutas também possam oferecer tratamento sério e de qualidade para os seus pacientes.
Sejam todos bem-vindos, será um prazer fazer esta jornada com cada um de vocês.
Laira Ramos www.perineo.info
Sou loucamente apaixonada pela minha profissão, fico encantada ao fim de cada tratamento ao ver o impacto positivo na qualidade de vida das minhas pacientes, o aumento da sua autonomia e autoconfiança, o empoderamento que isso lhes causa.
O meu trabalho não se resume a tratar uma patologia, eu vejo as minhas pacientes como um todo. A sua história de vida, a sua cultura, os seus costumes… tudo isso me ajuda na escolha das melhores técnicas em cada caso.
Eu escolhi trabalhar com uroginecologia quando eu comecei a faculdade de fisioterapia e, desde então, tenho estado envolvida em estágios e treinamentos na área. Meu pai e minha irmã, ambos médicos ginecologistas, tiveram uma grande influência na minha carreira, sempre me encorajando.
Após minha graduação me dediquei exclusivamente à reabilitação perineal e me atualizo continuamente para oferecer o melhor tratamento aos meus pacientes. Essa paixão pela área me levou a desenvolver o método Reabilitação Perineal Ativa & Série.
Como a reabilitação perineal ainda é um tratamento pouco conhecido realizo palestras com a finalidade de divulgar estes tratamentos deixando-os mais acessíveis à população.
Também dou formação e consultoria para fisioterapeutas ensinando-os a trabalharem com as minhas técnicas.
2008 – O COMEÇO
Em 2008 criei o PERÍNEO para o atendimento de fisioterapia uroginecológica e com a missão de divulgar esta área que era tão desconhecida por grande parte da população. Eu fui uma das primeiras fisioterapeutas em Portugal a trabalhar em um gabinete próprio de forma independente e a se dedicar exclusivamente a uma única área. Era uma luta diária para manter esta independência e mostrar que a fisioterapia pode ser autónoma, e eu tinha a capacidade de avaliar e tratar os pacientes sem prescrição de um médico, mas sim em um trabalho interdisciplinar. Desde esta época tive o privilégio de trabalhar com grandes profissionais que me apoiavam e respeitavam o meu trabalho.
Quando eu comecei os tratamentos não tinham evoluído muito desde a década de 40 e ainda falávamos dos exercícios de Kegel. Dr. Kegel foi quem primeiro escreveu um artigo científico sobre o tratamento da incontinência urinária e do prolapso dos órgãos pélvicos através dos exercícios dos músculos do pavimento pélvico. Ele foi um marco para nós, seu trabalho é de grande importância, mas isso foi na década de 40 e eu achava que faltava fazer algo novo, mais moderno e mais completo.
O PROTOCOLO REABILITAÇÃO PERINEAL ATIVA
Com isso criei o protocolo Reabilitação Perineal Ativa que começou a ser desenvolvido quando eu fazia o meu mestrado em Ciências da Reabilitação, em 2009, e ficou pronto em 2011. Este protocolo visa a reabilitação global dos músculos do pavimento pélvico para o tratamento de mulheres e homens. Os ótimos resultados que eu tinha em minha prática clínica me incentivaram a difundir a minha técnica e foi lançada a primeira edição do curso homónimo.
Foram 3 anos vendo os resultados que tanto eu, quanto os fisioterapeutas formados por mim, tínhamos na utilização do RPA e abracei mais um desafio: sua validação científica. Então, em 2014 comecei o meu doutoramento em Uroginecologia e lancei o livro Reabilitação Perineal Ativa.
Nesse mesmo ano concluí a metodologia para o Reabilitação Perineal Passiva e comecei a ensinar os meus alunos estas técnicas. Nessa época, meu grande desafio foi mostrar que as técnicas que eu utilizava com as grávidas não iriam provocar um parto prematuro e que elas podem começar a se preparar para o parto logo no segundo trimestre da gravidez, com cerca de 14 a 16 semanas, tendo um maior benefício com os tratamentos.
DIVULGANDO A FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA
Um dos grandes desafios que eu tenho desde que comecei é a divulgação dessa área da fisioterapia. Muitas pessoas não sabem que um fisioterapeuta pode atuar na uroginecologia tratando homens e mulheres. Por isso sempre dediquei grande parte do meu tempo em palestras, programas de televisão, reportagens para revistas. Se alguém me chama para falar, eu vou.
O meu empenho na divulgação dos tratamentos para melhorar a qualidade de vida e pelo direito de vivermos nossa sexualidade sem tabus nunca diminuiu. Em 2010, eu lancei a palestra Vagina, esta ilustre desconhecida e, em 2018, eu gravei para o Portal G1, da Rede Globo, uma série de 10 episódios sobre a sexualidade: SEXO É BOM E EU GOSTO. Também foi nesse ano que eu concluo o meu doutoramento, validando cientificamente o protocolo RPA, e que fiz o primeiro rebranding do PERÍNEO visando um maior crescimento no mercado internacional.
REABILITAÇÃO PERINEAL ATIVA & SÉRIE
Em 2019 eu realizo meu sonho de fornecer materiais de qualidade, todos selecionados por mim, para que outros fisioterapeutas tenham mais facilidade na compra dos produtos necessários para a fisioterapia uroginecológica. E assim lanço o Reabilitação Perineal Ativa & Série, uma loja on-line. Ainda em 2019 a maior visibilidade do meu trabalho me trouxe convites para participar de uma série de programas de televisão e eu aceito o desafio de ser uma das autoras do blog Simply Flow by Fátima Lopes onde começo a escrever artigos mensais.
Chegou 2020 e eu estava a todo vapor, seria um ano memorável e eu tinha cursos marcados em vários países: Brasil, Portugal, China, Estados Unidos, Emirados Árabes, Angola, Suíça… em 2020 também veio o COVID e eu, assim como todo o mundo, tive que ficar em casa.
ENFRENTANDO O COVID
Não foi nada fácil e, já que meu corpo não podia viajar, a minha cabeça, meu espírito e meus pensamentos foram longe. Na segunda semana de confinamento eu já estava dando, de forma on-line, a parte teórica dos cursos que foram adiados e descobri uma grande ferramenta para o ensino à distância.
Esse recurso on-line me levou para a casa de muitas pessoas e me aproximou de profissionais fantásticos quando, em abril, foram desafiados a partilharem comigo suas experiências e começamos o CONVERSAS COM ESPECIALISTAS. As conversas são feitas pela plataforma ZOOM com acesso gratuito aos profissionais que quiserem participar, depois a gravação fica disponível no meu canal do YouTube: Laira Ramos.
Sim, com isso tudo acabei criando o meu canal no YouTube e aproveitei para também poder estar mais perto das minhas pacientes lançando o CONVERSAS DO PERÍNEO com um conteúdo mais acessível e uma linguagem mais simples. As pacientes podem participar de forma gratuita pela plataforma ZOOM com a possibilidade de fazerem suas perguntas e trocarem suas experiências. Depois a gravação fica disponível no meu canal.
REDEFININDO CONCEITOS
Depois do isolamento a loja on-line começou a crescer: mais produtos à venda, maior procura pelos produtos, mais cursos sendo lançados… tudo começou a ficar muito confuso e nem eu estava me entendendo mais quem eu era e qual era a minha função. Fisioterapeuta? Estudante? Formadora? Investigadora? Palestrante? Empresária?
Precisei parar um pouco, respirar fundo e entender a minha meta. Eu sou o PERÍNEO, a minha essência é aquilo que eu comecei em 2008, acrescido de toda a bagagem que carrego ao longo de todos estes anos. Portanto foi necessário fazer uma divisão: