CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
A Organização Mundial de Saúde considera a incontinência urinária um problema de saúde pública. Essa patologia atinge homens e mulheres e, assim como a incontinência anal, os prolapsos genitais, as disfunções sexuais e as algias pélvicas têm grande impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. Antigamente essas patologias eram vistas como consequência natural da idade, e as pessoas se adaptavam às mudanças por elas impostas. A sociedade moderna e o aumento da expectativa de vida fizeram com que as pessoas se preocupassem com a qualidade de vida e o bem-estar, procurando cada vez mais cedo o tratamento para essas patologias.
A falta de protocolos para a reabilitação perineal que respeitassem a evolução do tratamento e a individualidade de cada paciente levou-me a desenvolver o protocolo “Reabilitação Perineal Ativa”. Esse protocolo tem o objetivo de reabilitar a musculatura do períneo para que esses músculos sejam capazes de realizar suas funções. O único
movimento resultante da contração do períneo é sua elevação em sentido cefálico e anteriorização
em direção à sínfise púbica. A reabilitação desses músculos é realizada através da sua contração, do seu relaxamento e do seu alongamento.
O RPA
baseia-se na fisiologia do exercício, levando em conta as alterações cognitivas, neuromusculares e metabólicas causadas pela reabilitação, sendo indicado para a reabilitação muscular no tratamento da incontinência urinária feminina e masculina, disfunções sexuais masculinas e femininas, incontinência anal, obstipação, prolapsos genitais e algias pélvicas. Quando essas patologias estão em um estágio mais avançado e a cirurgia é necessária, a reabilitação perineal é recomendada antes e após a cirurgia, sendo um tratamento complementar ao cirúrgico.
Laira Ramos
Reabilitação Perineal Ativa
|
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR
A reabilitação perineal é um tratamento complexo que, com certeza, não deve ser feito utilizando apenas uma técnica. Embora seja possível ter excelentes resultados com o protocolo Reabilitação Perineal Ativa, ele não é suficiente para tratar todos os aspectos dessa reabilitação neuromuscular.
Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver um programa com técnicas passivas que também são utilizadas no tratamento. Estas técnicas são aquelas em que os exercícios são aplicados pelo fisioterapeuta, sem participação ativa do paciente.
Laira Ramos
Reabilitação Perineal Passiva |