Reabilitação Perineal Passiva é um curso avançado onde são abordadas as técnicas passivas utilizadas nos tratamentos das disfunções do pavimento pélvico (nos homens e nas mulheres) indicado para os fisioterapeutas que já têm experiência na uroginecologia e que já realizaram o curso RPA.
Ao contrário das técnicas ativas, que visam uma reabilitação neuromuscular global, as técnicas passivas são utilizadas para alcançar objetivos específicos: alongamento dos músculos do pavimento pélvico; tratamento de cicatrizes, aderências e fibroses; dessensibilização; tratamento de pontos de dor e tensão; a utilização de órteses na uroginecologia e bombas de vácuo.
Para a promoção do alongamento muscular utilizamos a massagem perineal, que é uma técnica manual; e do balão de alongamento, um instrumento desenvolvido especificamente com este objetivo. Geralmente são utilizados para preparar a mulher que quer o parto vaginal (evitando a episiotomia), nas algias pélvicas e em alguns casos de dispareunias.
A episiotomia, laceração, cesariana ou outras cirurgias pélvicas deixam cicatrizes que podem ser causas de dor e desconforto; a massagem cicatricial e os instrumentos de dessensibilização cutânea são muito importantes nesses casos. Estes instrumentos de dessensibilização cutânea também podem ser utilizados nos casos de hipersensibilidade dérmica, como na vulvodínea.
Nas técnicas inibitórias da eletroestimulação utilizamos o TENS para aliviar as dores menstruais, dores das contrações do trabalho de parto e nas dores pélvicas. A neuromodulação é indicada nos casos de bexiga hiperativa ou hipoativa.
Os pessários são uma espécie de órtese que podem ser uma opção para o tratamento dos prolapsos dos órgãos pélvicos, principalmente para aquelas pacientes que, por outras afecções, não podem se submeter à cirurgia. Estes instrumentos também podem ser indicados no tratamento coadjuvante da incontinência urinária.
Os dilatadores vaginais são indicados para as pacientes com vaginismo, na atresia do canal vaginal e nas neo-vaginas. Nesse curso veremos como abordar a paciente vagínica, conquistando sua confiança para realizarmos o tratamento.
As bombas de vácuo são um instrumento importante para o aumento da circulação sanguínea melhorando a ereção, do pênis ou do clitóris.
Durante o curso o aluno terá a oportunidade de partilhar conhecimento diretamente com a Dra. Laira Ramos, uma profissional que tem mais de 15 anos de experiência dedicada exclusivamente à Fisioterapia Uroginecológica, entendendo a teoria e a prática de cada técnica utilizada.
Também terá o privilégio de ter acesso a tudo o que ela oferece aos seus próprios pacientes em sua prática clínica, obtendo resultados rápidos e com grande impacto positivo na qualidade de vida, levando ao aumento da autonomia, autoconfiança e autoestima.
Veja alguns depoimentos de suas pacientes
Diferencial:
Os alunos terão uma oportunidade única de aprendizado com uma profissional reconhecida internacionalmente e que tem mais de 15 anos de experiência exclusiva na Fisioterapia Uroginecológica, com uma rica partilha de toda a teoria e a prática que ela adquiriu ao longo desses anos.
Ao final do curso os profissionais estarão capacitados para utilizar o conceito da Dra. Laira Ramos, entendendo como utilizar as técnicas passivas na reabilitação perineal, oferecendo o melhor tratamento aos seus pacientes, com resultados rápidos e satisfatórios.
Todos os alunos terão acesso aos recursos que ela utiliza em sua própria prática clínica e suporte contínuo grátis através do grupo do FaceBook Fisioterapeutas RPA, onde a Fisioterapeuta Laira Ramos oferece gratuitamente sua mentoria para que seus alunos possam continuar a oferecer sempre os melhores tratamentos aos seus pacientes.
Metodologia:
Todo o curso é baseado no conceito Reabilitação Perineal Passiva que foi desenvolvido pela Dra. Laira Ramos ao longo de mais de 15 anos de experiência na fisioterapia uroginecológica
Objetivo Geral:
Dotar os formandos dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para avaliarem, planearem e intervirem de forma adequada na utilização das técnicas passivas para os tratamentos e a prevenção das disfunções do pavimento pélvico, nos homens e nas mulheres, de acordo com o conceito desenvolvido pela Dra. Laira Ramos.
Objetivos Específicos:
Benefícios:
Formadora:
Dra. Laira Ramos http://www.perineo.info/quem-somos/laira-ramos/
Escolheu a área da uroginecologia desde o começo da faculdade de fisioterapia e, desde então, tem estado envolvida em estágios e treinamentos na área. Seu pai e sua irmã, ambos médicos ginecologistas, tiveram uma grande influência na sua carreira, sempre a encorajando.
Após a graduação dedicou-se exclusivamente à reabilitação perineal e atualizando-se continuamente para oferecer o melhor tratamento aos seus pacientes. Essa paixão pela área a levou a desenvolver o conceito Reabilitação Perineal Ativa & Série.
Como a reabilitação perineal ainda é um tratamento pouco conhecido realiza palestras com a finalidade de divulgar estes tratamentos deixando-os mais acessíveis à população.
Também dá formação e consultoria para fisioterapeutas ensinando-os a trabalharem com suas técnicas.
Programa:
Formatos possíveis para se fazer o curso Reabilitação Perineal Passiva: